O deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) protocolou nesta terça-feira (28), na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia, requerimento com pedido de audiência pública para discutir o aumento da criminalidade em Porto Alegre.
Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado, mostraram que no mês de fevereiro, foram registrados 24 homicídios em Porto Alegre. Comparando com fevereiro de 2022, que teve 16 casos, o aumento foi de 50%. Para o deputado Rodrigo, “é preciso dar respostas e soluções para os cidadãos de Porto Alegre. Não podemos ficar assistindo o crime organizado ligado ao tráfico de drogas tomar conta da cidade”.
Como foro mais adequado para debater o assunto, a audiência pública vai trazer, em data a ser definida, especialistas e representantes do poder público e da sociedade civil. Eles vão apresentar e discutir informações técnicas, políticas, econômicas e jurídicas acerca desse aumento assustador e preocupante da criminalidade na capital gaúcha.
Entre os convidados já listados no requerimento estão prefeitura de Porto Alegre, secretarias municipal e estadual de Segurança Pública, Brigada Militar e Polícia Civil, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sindilojas, CDL POA, Associação Comercial de Porto Alegre, Associação Comercial de Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta, Instituto Caldeira e Associação da Classe Média.