CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Deputados lançam Frentes Parlamentares para aumentar a competitividade do RS

Com o Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS lotado, aconteceu no final da tarde desta quinta(05), o evento de instalação das frentes do Empreendedorismo e da Desburocratização, presidida pelo deputado Felipe Camozzato(NOVO); e da Liberdade Econômica e em Defesa da Simplificação e Redução da Carga Tributária, presididas pelo deputado Rodrigo Lorenzoni(PL).
 
O primeiro a falar foi o deputado Rodrigo Lorenzoni, que destacou o trabalho em conjunto com o deputado Camozzato e falou sobre o empreendedorismo no RS. Segundo ele, aqui temos avanços importantes, muitas iniciativas, mas também enfrentamos o problema da cultura da secretaria da Fazenda, que tem repetido por 20, 30 anos, a mesma política tributária “e ela não destrava: é burocrática, complexa, fiscalista e concentra arrecadação. Nosso trabalho é, juntos, Parlamento, Poder Executivo, sociedade civil e empreendedores encontrar caminhos e o fazer com que o RS seja um Estado mais competitivo.”
 
Durante sua manifestação, o deputado Felipe Camozzato destacou a união das frentes parlamentares para a construção de uma pauta liberal e na defesa da melhoria do ambiente de negócios. “Cada vez mais precisamos de uma construção coletiva com Legislativo, Executivo e sociedade civil organizada, para diminuir os gargalos no Estado, pois o papel do empreendedor não é só pagar a conta”, afirmou o parlamentar do NOVO.
 
Também foram apresentados no evento, como exemplo de ação das frentes, três projetos já protocolados, que são iniciativas de inovação, empreendedorismo e liberdade econômica: o projeto de lei do deputado Marcus Vinícius, sobre o Ensino Híbrido na Educação Básica da Rede Estadual do RS, o SandBox Regulatório, do parlamentar Felipe Camozzato e o Plano Estadual de Revisão de Gastos Públicos, que vai entregar à população uma gestão fiscal responsável dos recursos públicos com foco na eficiência e eficácia na execução das ações governamentais e na eliminação de gastos supérfluos e de burocracia.
 
Empreendedorismo de sucesso
 
Na sequência, falou o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi. Desde 2017, Rossi organiza o evento que trata de negócios e inovação na Serra Gaúcha. Na sua palestra, ele traçou um panorama sobre o ambiente de negócios no RS. “O futuro não se construirá com ideias mirabolantes que surgem do nada. Ele será resultado de tudo o que estamos desenvolvendo e inovando hoje”.
 
Alexandre Wolwacz-Stormer, da Liberta Investimentos, falou sobre liberdade, educação financeira e empreendedorismo. Segundo ele, “sem liberdade econômica não somos livres”. Sobre o empreendedorismo, Stormer disse que o RS tem excelentes iniciativas mas, de fato, a dificuldade é o arcabouço fiscal, o peso do Estado. “Nosso conceito,” disse ele, “é entregar educação financeira, porque se as pessoas souberem como lidar com seu dinheiro, vamos fazer com que o Estado faça isso também.”
 
O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, também falou no evento. Ele lamentou a barbárie ocorrida em Blumenau e depois se ateve à pauta, destacando que a simplificação tributária e a liberdade econômica são importantes a ponto de ajudar a tirar o país da miséria.
 
Para encerrar, os deputados Camozzato e Rodrigo declararam instaladas as três frentes parlamentares.
 
Fotos Rodrigo Savedra

Compartilhe essa notícia