CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Situação do Mormo no RS é tema de audiência pública da ALRS na Expointer

Foto Paulo Garcia

Será realizada nesta terça-feira (29), audiência pública sobre a situação do Mormo no RS, requerida à Comissão de Agricultura pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL). Agendada inicialmente para o mês de julho, a audiência precisou ser remarcada em função de previsão de ciclone.

O Mormo é uma doença infecciosa, que afeta principalmente os cavalos, mas que pode acometer e matar seres humanos. Normalmente, o animal com Mormo apresenta febre, tosse, corrimento nasal, prostração e insuficiência respiratória que, na fase final da doença, leva à morte.

Informações e Transparência

Em abril, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS manifestou em nota “preocupação com os desdobramentos ocorridos em diversos casos de equinos positivos no Estado”. Em julho, o MAPA, em boletim sobre a situação epidemiológica, informou que o Mormo está presente no país. Já a Secretaria da Agricultura e Pecuária do RS, através do Serviço Veterinário Oficial, também em julho, emitiu nota técnica informando o fim da exigência de exames de Mormo como condição para emissão de guia para trânsito de animais e para participação em eventos.

“O motivo dessa audiência pública é que precisamos saber a real situação do Mormo no RS. A falta de dados nos faz crer que perdemos o controle da doença. Além de ser um enorme perigo à saúde da população, nosso rebanho de equinos estará em risco. Precisamos de informações e da transparência dos órgãos oficiais: tem sido registrados casos? As diretrizes para prevenção e controle estão adequadas?”, questiona Rodrigo Lorenzoni, também como médico veterinário.

SERVIÇO
– Audiência pública sobre a situação do Mormo no RS
– Terça-feira (29), das 10h às 12h
– Casa da Assembleia na Expointer – Quadra 13, em frente à Casa do Governo do RS e o setor de Exposição de Ovinos.

Compartilhe essa notícia