O deputado Rodrigo Lorenzoni esteve na tarde desta segunda-feira (11) na cidade de Muçum, uma das que mais sofreu com as enchentes na região dos vales, semana passada. Acompanhado de uma equipe de voluntários, Rodrigo foi levar ração para animais domésticos, areia higiênica para gatos e materiais de higiene e limpeza.
Depois de acompanhar o andamento do trabalho inicial mais importante, que era salvar as pessoas, Rodrigo Lorenzoni fez a entrega das primeiras doações arrecadadas no final de semana e na manhã desta segunda-feira, diretamente às centrais de distribuição de Muçum. De lá tudo será distribuído à população, neste caso, para quem tem animais domésticos, precisa de ração e não tem como dispor do comércio local, que também teve perdas.
Além da preocupação com a população que está precisando de praticamente tudo nesse momento, Rodrigo, que é médico veterinário, conversou com colegas voluntários que estão atendendo animais machucados, perdidos e orientando a população sobre cuidados. “Nós também estamos alertando as autoridades sanitárias, porque muitos animais morreram e hoje, com o calor, avança o processo de decomposição dos corpos e isso pode trazer mais riscos à população”, diz Rodrigo.
Sobre a ajuda que chega de todo o RS e do Brasil, entre tantas pessoas que se mobilizaram para dar apoio a quem perdeu tudo nas enchentes, Rodrigo encontrou em Muçum uma equipe de encanadores de Nova Prata. “Apesar de tudo que estamos vendo aqui, o que nos conforta um pouco é que há muitas pessoas prontas para ajudar: a solidariedade está na alma dos gaúchos”, conclui o deputado.
No final da tarde, em Estrela, Rodrigo Lorenzoni se encontrou com o secretário da Fazenda, Felipe Diehl, recebendo demandas do município. Assim como em Muçum, Rodrigo assumiu o compromisso de trabalhar por linhas de crédito subsidiado, que ajudem a recuperar a economia dos municipios atingidos pelos eventos climáticos.