Em votação conclusiva, a Comissão de Assuntos Municipais votou e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 173/2023 do deputado Rodrigo Lorenzoni, que reconhece o município de Porto Alegre como a Capital do Skate no Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto seguiu os trâmites da Casa e teve dois pareceres favoráveis, um na Comissão de Constituição e Justiça e outro na própria Comissão de Assuntos Municipais. Além de levarem em conta as questões do Direito e outras que são de competência regimental para examinar proposições, os relatores consideraram as justificativas do projeto e do autor. Para Rodrigo, “Porto Alegre tem uma vocação natural para a prática do skate. Além dos parques e praças, temos a maior pista da América Latina. Skate é esporte saudável, que estimula a competição e a geração de grandes campeões”.
Após a aprovação na votação conclusiva, o “Porto Alegre Capital Estadual do Skate” irá à sanção do governador. Se no prazo de 15 dias não houver manifestação, o presidente da Assembleia terá 48 horas para promulgar a lei.