Foi realizada na tarde desta segunda-feira (23), de acordo com o cronograma de trabalho, a última reunião da Subcomissão da Lei de Incentivo à Cultura, vinculada à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e relatada pelo deputado Rodrigo Lorenzoni.
Estiveram na reunião, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Julia Tavares, e o diretor de Cultura da Famurs, Vinicius Brito. Virtualmente, participaram, entre outros, representantes de Sapucaia do Sul, Tapes, Picada Café e Vespasiano Corrêa.
Julia Tavares falou sobre a importancia de oferecer cultura à população e sobre o impacto econômico dos eventos culturais. Segundo ela, quando eventos que já estão no calendário há tempos não conseguem recursos, o município é prejudicado. E, no caso da Feira do Livro, contou a secretária, pessoas das classes C e D, que constituem o maior público, de acordo com um estudo realizado.
Vinicius Brito, que também integra o Conselho Estadual de Cultura, disse que os municípios estão discutindo o tema, mas que não há um único posicionamento. Para ele, os critérios do CEC são claros e o que é possível discutir são sugestões, como o aumento de recursos, a diminuição do teto da LIC, duas linhas de financiamento – uma para dar continuidade às manifestações culturais e eventos mais tradicionais e outra para novos ou de trajetória recente. Ou ainda, que os recursos possam vir de mais de um setor, como cultura e o turismo.
Para encerrar as atividades, Rodrigo Lorenzoni explicou como será o trabalho para a preparação do relatório, que contará com proposições e direcionamentos relevantes de todos que participaram das reuniões e também dos parlamentares que integram a Subcomissão. “O nosso objetivo é levar o relatório à votação na Comissão de Educação e seguir sempre buscando os melhores caminhos para a cultura do RS”, afirmou o deputado.