CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Emendas de Lorenzoni para recuperar regiões atingidas por enchentes não estão no Orçamento RS 2024

Foi aprovado nesta quinta-feira (09), na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle o parecer do relator ao projeto do governo que trata do orçamento do Estado para 2024.

O deputado Rodrigo Lorenzoni apresentou seis emendas, todas transferindo R$ 150 milhões da publicidade do governo e de reserva de contingência para as regiões atingidas pelas enchentes. Os recuros iriam para as rubricas Auxílio Emergencial, Concessão de Empréstimos para a retomada da Economia a Juro Zero, Sistema Estadual de Gestão Integrafda de Riscos e Desastres, Implementação do Sistema de Gestão de Riscos, Restauração e Manutenção de Malha Rodoviária e Construção e Reparos de Obras de Arte Especiais (pontes, viadutos e muros de contenção).

Janelas orçamentárias

O relator Frederico Antunes (PP) rejeitou todas as emendas que beneficiariam o Vale do Taquari, cidades do litoral e regiões oeste e sul do Estado, que sofreram com ciclones e enchentes. Com isso, o governo Eduardo Leite só terá “janelas orçamentárias” e previsões de destinação de recursos para desastres naturais, segundo disse em setembro, a secretária de Planejamento, Danielle Calazans.

De acordo com Rodrigo Lorenzoni, as emendas compunham um plano de ação para a recuperação, apoio da população atingida e destinação de recursos. “A falta de empenho e a imprevisibilidade do governo do Estado são preocupantes. Temos acompanhado as manifestações das lideranças do Vale do Taquari e de outras regiões: as lives, os discursos e as promessas ficaram só nisso mesmo. Os recursos não estão chegando. Também não vemos sentido em um orçamento que destina recursos pífios para a reconstrução de regiões inteiras que foram devastadas, mas exorbitantes para a propaganda do governo”, afirma Rodrigo.

Foto Rodrigo Savedra

Compartilhe essa notícia