No Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (14), o deputado Rodrigo Lorenzoni homenageou o centenário da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A Faculdade de Veterinária da UFRGS teve origem no curso de Engenharia, em 1910, mesmo ano em que surgiu a primeira escola de veterinária do Brasil, no RJ. Mas, somente em 1923 é que nasceria, oficialmente, a primeira Faculdade de Medicina Veterinária no RS. Outros marcos importantes da história da FAVET foram registrados em 1934, quando foi criada da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, e em 1971, quando, pela primeira vez na história, a Medicina Veterinária passou a ser uma unidade autônoma da UFRGS.
Homenagear os 100 anos da FAVET, segundo Rodrigo Lorenzoni, que é veterinário, filho e neto de veterinários, tem um significado especial. O avô, Rheno Lorenzoni, um dos precursores da profissão no Estado, se formou na Escola de Veterinária da UFRGS em 1943 e foi professor da instituição. “Essa celebração é um tributo à FAVET e a todos os colegas que têm dedicado suas vidas a proteger a saúde animal e pública, à segurança alimentar e ao bem-estar de nossas comunidades. Fazemos isso com gratidão pelo passado, entusiasmo pelo presente e uma expectativa inspirada pelo que está por vir”, afirmou Rodrigo em seu discurso.
Estiveram no Plenário 20 de Setembro, o diretor da FAVET, Vladimir Pinheiro do Nascimento; os presidentes da Academia Rio Grandense de Medicina Veterinária e do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do RS, Augusto Langeloh e Mauro Moreira; o diretor do SIMVET, Jean Soares; os representantes da presidência da Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul e da Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Rio Grande do Sul, Gloria Jancowski Boff e Vera Lúcia Machado; e o médico veterinário José Artur de Abreu Martins.