“Eduardo Leite vendeu uma mentira de que as contas do Estado estão bem e de que o jogo havia virado. Contra fatos, não há narrativas. A incompetência do governo estadual está escancarada mais uma vez, em mais um aumento de impostos proposto pelo governador”. As afirmações foram feitas pelo líder do PL, Rodrigo Lorenzoni, depois que, em pleno feriado da Proclamação da República, o jornal Correio do Povo noticiou a intenção do governador de aumentar a alíquota básica do ICMS de 17% para 19,5%.
A informação era de que o projeto do Executivo com a majoração seria entregue na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (16). Porém, o protocolo só aconteceu no final da tarde, após uma entrevista coletiva do governador. Confira o Projeto de Proposição Legislativa.
Rodrigo Lorenzoni já se manifestou pelas redes sociais e pela imprensa. Disse que vai fazer forte oposição à proposta e defende o fechamento de questão contra o aumento. “Esse é um assunto muito caro aos liberais e seria uma incoerência nós não nos posicionarmos contra. Eduardo Leite usa a Reforma Tributária, que ainda está tramitando no Congresso Nacional, para justificar o aumento das alíquotas do ICMS. Mas ele defendeu essa reforma! Porque, ao invés de penalizar os gaúchos, não foi junto com os demais governadores tentar alterar o texto do projeto do governo federal? Foi incompetência ou só queria se posicionar contra Jair Bolsonaro que era contra a reforma?”, questionou o deputado.