Na manhã deste sábado (18), em evento realizado em Porto Alegre, Michele Bolsonaro recebeu do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria da Assembleia Legislativa do RS.
A Medalha do Mérito Farroupilha, de acordo com resolução da Mesa Diretora da AL, foi criada para homenagear cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, e instituições, públicas ou privadas, que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento do RS. Cada deputado pode propor apenas uma medalha por Legislatura, sendo que a aprovação da Casa à indicação de Michele por Rodrigo Lorenzoni ocorreu em junho.
Michele Bolsonaro é defensora de causas sociais relacionadas a pessoas com deficiência, com visibilidade em doenças raras, inclusão digital, conscientização sobre autismo, inclusão de Libras nas escolas e outros projetos sociais. O Programa Pátria Voluntária, que teve Michelle Bolsonaro como presidente do Conselho, atendeu mais de 4,3 milhões de brasileiros. Desses, 392 mil eram gaúchos, que foram beneficiados diretamente em ações e campanhas envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas atingidas por catástrofes ou desastres e segurança alimentar.
Quando primeira-dama do país, Michele chamou atenção da imprensa internacional na cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro, pois foi a primeira mulher a discursar – em libras – antes mesmo do presidente se pronunciar. Michele emocionou os brasileiros. “Estamos todos de um lado só. Juntos alcançaremos um Brasil com educação e liberdade para todos”, disse ela no parlatório do Palácio do Planalto.
Hoje, afirmando estar muito emocionada e orgulhosa de receber a medalha, Michele chamou ao palco uma mãe de uma criança especial para compartilhar a homenagem. E também fez uma audiodescrição para os deficientes visuais que estavam no evento, falando da medalha.
De acordo com Rodrigo, a medalha entregue a Michele Bolsonaro não poderia ser mais justa e oportuna, “Ela teve atuação exemplar, demonstrou nobre espirito público e é merecedora do recebimento da honraria do Parlamento Gaúcho. Além de ter, através do Pátria Voluntária, beneficiado diretamente a população gaúcha, todas as causas sociais que ela liderou em âmbito nacional repercutiram também no RS”.