Foi realizado na tarde desta quinta-feira (30), no plenarinho da Assembleia Legislativa, um ato público contra o aumento de impostos no RS. A mobilização, coordenada pelo deputado federal Zucco, pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni e outros parlamentares, teve a participação de lideranças políticas e representantes de entidades ligadas à iniciativa privada, entre elas, Fiergs, Fecomércio, Farsul e Federação Varejista.
Em sua fala, Rodrigo Lorenzoni disse que o Rio Grande do Sul não aguenta mais tanto imposto. E cobrou que Eduardo Leite não apresenta projetos de desenvolvimento e políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios do RS. “Com essa alta de impostos, vamos perder ainda mais a competitividade. E agora, depois de sofrer com estiagens e eventos climáticos, ao invés de dar a mão para os gaúchos, para empreendedores e para trabalhadores, o governador retira com a mão direita e com a esquerda crava um punhal nas costas de quem empreende no RS. Não vamos permitir!”
Além dos parlamentares, vereadores de Porto Alegre e líderes dos setores que sustentam a economia do RS lamentaram que o governador não tenha cumprido a promessa feita na campanha e agora queira aumentar impostos. Também apelaram para que os parlamentares que ainda não se manifestaram sobre o projeto de lei votem a favor dos gaúchos.
Logo depois do ato, os participantes foram convidados a fazer o registro da manifestação, em frente ao Palácio Piratini. O encerramento teve fotos, faixas de protesto e as palavras de ordem com o recado para o governador: “O povo gaúcho não vai pagar o pato!”