Nesta quinta-feira (14), por proposição do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), a Assembleia Legislativa do Estado realizou no Plenário 20 de Setembro, Grande Expediente em Homenagem aos 75 Anos da Pontifícia Universidade Católica do RS.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é um das mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. Foi equiparada à universidade em 9 de novembro de 1948. Dois anos depois, por ser uma instituição católica, recebeu o título de Pontifícia, outorgado pelo Papa Pio XII.
Este ano, em um ranking de 40 instituições de ensino universitário do país, em que foram avaliados pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização, a PUCRS foi escolhida a Melhor Universidade Privada do Brasil.
A homenagem à PUCRS, diz Rodrigo Lorenzoni, é justa e merecida. “É um espaço de excelência que gera um impacto transformador na sociedade. São 75 anos de pioneirismo, realizações, protagonismo e inovações. Uma história que começou com o Colégio Rosário, passou pela criação do campus na Avenida Ipiranga, nos anos 60, até PUCRS Online, agora sem fronteiras geográficas”, ressaltou o deputado.
Participaram do evento, representando a Pontifícia Universidade Católica, o Reitor em Exercício, Irmão Manuir Mentges, os Pró-Reitores Adriana Kanpf, de Graduação; Carlos Eduardo Lobo, de Pós-Graduação e Pesquisa; Alan Casarteli, de Finanças e Administração; e, representando os acadêmicos da PUCRS, Guilherme Mioti.