CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Exposição na Assembleia Legislativa marca 120 Anos da Imigração Judaica no RS

A Lei nº 12.124/2009 estabelece o dia 18 de março como o Dia Nacional da Imigração Judaica. Esse mesmo dia marca oficialmente os 120 anos da imigração judaica no Rio Grande do Sul. Para celebrar as datas, por iniciativa e coordenação do deputado Rodrigo Lorenzoni, exatamente no dia 18 de março, abre no Espaço de Exposições Carlos Santos, na entrada principal da Assembleia Legislativa, a Exposição 120 Anos da Imigração Judaica no RS.

Preparada pela Federação Israelita do RS e pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, a exposição contará a história dos judeus que, a partir de 1904, vieram para o RS e ficaram em colônias, perto de Santa Maria e arredores de Erechim. Eles vieram da Europa Oriental, em busca de melhores condições de vida e para fugir da violência do antissemitismo e das perseguições do Império Russo.

Para Rodrigo Lorenzoni, autor de projeto de lei que impede o negacionismo e o revisionismo histórico do Holocausto e do Sionismo nas escolas, os recentes ataques terroristas sofridos por Israel trouxeram os judeus para o foco. “Temos reagido às manifestações da esquerda no Brasil e no RS. Entramos com representação na Comissão de Ética contra deputada que comparou os israelenses aos nazistas. Agora veio o título de “persona non grata em Israel” dado a Lula por suas declarações antissemitas. A esquerda nega o Holocausto, como se fosse possível esquecer que 6 milhões de judeus  foram exterminados durante a Segunda Guerra. E o nosso propósito, com essa exposição, é homenagear esse  povo, que tem uma triste história de perseguições e de recomeços e que ajudou a construir o nosso Estado”, destaca o deputado.

Compartilhe essa notícia