Por iniciativa do deputado Rodrigo Lorenzoni, o governador Eduardo Leite deve receber nos próximos dias, um pedido de reconsideração para retirada dos Decretos 57.365, 57.366 e 57.367, de 16 de dezembro de 2023. O documento está sendo assinado por parlamentares de todos os partidos que, com viés mais liberal, compreendem que a arrecadação do Estado cresce quando o foco é o empreendedorismo e não o aumento de impostos.
Entre as justificativas para o pedido dos parlamentares ao governo estão o aumento cerca de R$ 683,00 ao ano no preço médio da cesta básica dos gaúchos e o acréscimo de R$ 1.2 bilhões, considerando só defensivos e fertilizantes, nos custos de produção do agronegócio. Esses números foram apresentados por economistas e líderes de entidades empresariais do RS, que avaliaram as principais consequências dos decretos que retiram incentivos fiscais de 64 setores econômicos.
Para Rodrigo Lorenzoni, “os decretos vão impactar a Economia do RS e cada um dos gaúchos. Vão afetar a competitividade de nossas empresas, pressionar os preços, gerar inflação e desemprego. Nosso apelo ao governador é para que estude a viabilidade de revogação dos Decretos. Vamos juntos – esta Casa Legislativa, a classe produtiva e a população gaúcha – encontrar os caminhos para o nosso Rio Grande”.