CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Artigo - O aeroporto de Bento Gonçalves e o retorno do Salgado Filho

Essa semana tivemos a notícia de que empresários de Bento Gonçalves vão investir recursos, cerca de 800 mil reais, para equipar o aeroporto municipal de Bento Gonçalves.

Para quem não lembra, nas enchentes de maio, esse aeroporto teve um papel fundamental nos resgates de pessoas que ficaram isoladas, para a chegada de medicamentos na região e até para o recebimento de doações.

A Agência Nacional de Avião Civil já tinha aprovado mas, a urgência para a utilização do aeroporto no socorro da população, acelerou a publicação das portarias que o tornavam público.
A conclusão desse processo, que tramitava há 10 anos e era uma aspiração da comunidade, permite que agora o Aeroporto de Bento Gonçalves receba voos regulares de pequenas e médias aeronaves e tenha escolas e oficinas de manutenção.

Com a doação de recursos dos empresários, o local deverá ter, até o início do ano que vem, equipamentos para iluminação noturna e para aproximação de aeronaves.

Ninguém mais do que nós, gaúchos, sabemos da importância de um aeroporto, já que estamos há mais de cinco meses sem o Salgado Filho e precariamente utilizando a base aérea de Canoas para pousos e decolagens.

A falta de um aeroporto internacional aqui teve um impacto brutal e incalculável na economia de todo o RS. Mas, antes do rombo nas finanças públicas e privadas, temos que lembrar que perdemos tempo.
Os governos federal e estadual, ao invés de unirem forças e recursos para acelerar o processo de recuperação do Salgado Filho, ficaram em um jogo de empurra para decidir como dividir o prejuízo. Sejamos justos: o governo federal foi para a queda de braço. E o estadual assistiu.

A volta parcial do nosso aeroporto internacional está prevista para esta segunda-feira. Mas, infelizmente, vamos seguir contabilizando as perdas. É que muitos negócios deixaram de ser competitivos e eficientes e o preço das passagens, com oferta menor do que a procura, segue muito mais alto do que para o restante do país.

Com o aeroporto de Bento Gonçalves, não é só a serra que ganha. Nossa vizinha Santa Catarina tem três aeroportos e todos foram importantes para quem precisou viajar nesses cinco meses em que ficamos sem o Salgado Filho.

Parabéns à comunidade que, mesmo tendo esperado tanto tempo, não desistiu. E afirmo sem nenhuma dúvida, com um aeroporto em Bento ganha o Rio Grande inteiro.

Foto – Redes Sociais ACBG