CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Colégio Americano é homenageado na Assembleia Legislativa pelos 140 anos de história

Os 140 anos de trajetória do Colégio Americano Bilíngue foram celebrados em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (21), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem, proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, reconheceu a relevância da instituição na formação de gerações e sua contribuição histórica para a educação no Estado.

Durante o evento, o parlamentar destacou o papel da direção, professores, funcionários e de todos que, ao longo das décadas, construíram a excelência do colégio. – “É uma história feita por muitas mãos e corações dedicados ao ensino de qualidade e à formação integral, que vai muito além do conteúdo: envolve valores que os alunos levam para toda a vida”, afirmou Lorenzoni.

Em um momento descontraído, o deputado conversou com os alunos do 4º ano, que representaram a comunidade estudantil na cerimônia. Ele relembrou a importância dessa fase escolar e o valor das amizades construídas nesse período. “Muitos dos meus amigos estudaram no Americano — e alguns seguem presentes na minha vida até hoje”, contou.

A diretora do Colégio Americano, Adriana Companhoni, ressaltou o compromisso da instituição com a educação transformadora: – “Há 140 anos, o Americano dedica sua missão à formação de gerações, sempre com um olhar voltado para o futuro, para a inovação e, acima de tudo, para o mundo. Somos uma escola potente, um espaço onde valores, conhecimento e experiências se entrelaçam para formar cidadãos éticos, críticos, conscientes e preparados para atuar com responsabilidade e empatia”, afirmou.

Representando a mantenedora do colégio, o diretor Rubem Corso agradeceu à Assembleia pela homenagem e fez uma reflexão histórica sobre a relevância da data: – “Não se trata apenas de uma comemoração de aniversário. Estamos homenageando uma instituição que carrega uma história profunda. O Colégio Americano foi fundado quando o Brasil ainda era Império. Já atravessamos duas viradas de século. Quando paramos para pensar nisso, percebemos a importância deste momento que estamos vivendo aqui”, destacou Corso.

Fotos João Paulo Magalhães e Raul Pereira | Agência ALRS

Compartilhe essa notícia