O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni realizou, nesta quinta-feira (18), no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um Grande Expediente em homenagem aos 60 anos de emancipação política do município de Alvorada. A solenidade reuniu autoridades locais, incluindo o prefeito Douglas Martello, o vice-prefeito Valmor Freitas e vereadores e lideranças da cidade.
Em seu discurso, Lorenzoni destacou sua relação de longa data com o município, reforçada em 2023 quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Alvorada, concedido pela Câmara de Vereadores. “Recebi essa honraria com alegria, mas também com a responsabilidade de representar e trabalhar por esta cidade que me acolheu desde minha primeira eleição”, afirmou.
O deputado traçou um panorama histórico de Alvorada, que se emancipou de Viamão em 1965, e destacou a força de seu povo trabalhador. “Alvorada nasceu da luta e da esperança. Hoje, com mais de 200 mil habitantes, carrega desafios históricos, mas também um enorme potencial de desenvolvimento econômico e humano”, declarou.
Durante a homenagem, Lorenzoni elogiou os avanços da atual gestão municipal em áreas estratégicas, como liberdade econômica, saúde, educação, segurança e infraestrutura. Citou a redução de burocracia para empreendedores, a instalação do primeiro tomógrafo do município, a valorização dos professores com o pagamento do piso nacional e 14º salário, além de políticas inovadoras de segurança pública.
“Alvorada já não é mais o ‘patinho feio’ da Região Metropolitana. Está próxima de se tornar referência em desenvolvimento, qualidade de vida e oportunidades”, afirmou o parlamentar.
Ao final, Lorenzoni reafirmou seu compromisso com a cidade: “Seguirei atuando no Parlamento gaúcho em defesa dos interesses dos alvoradenses, buscando recursos e apoiando iniciativas que transformem vidas. Que os 60 anos de Alvorada sejam um marco de um novo tempo, com mais liberdade, justiça e prosperidade”.
Fizeram uso da palavra em apartes, exaltando Alvorada, os deputados Gustavo Vitorino, Felipe Camozzato e Stela Farias, que presidiu a sessão.