Foi realizado nesta quinta-feira (22/10), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, ato especial em homenagem aos 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. A iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni celebrou a trajetória de uma das entidades mais representativas do comércio e dos serviços do Estado, reconhecida por sua atuação em prol do empreendedorismo e da liberdade econômica.
O evento contou com a presença da direção e colaboradores da CDL, além de convidados e autoridades, entre elas o deputado Felipe Camozzato, a vice-prefeita de Porto Alegre Betina Worm, secretários municipais e a presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Comandante Nádia. Durante a homenagem, foi entregue uma placa comemorativa destacando a importância da entidade para o desenvolvimento da cidade e do Rio Grande do Sul.
Em seu discurso, Rodrigo Lorenzoni ressaltou o papel fundamental da CDL não apenas na defesa do setor produtivo, mas também na contribuição técnica e cidadã em momentos de crise. “Nos momentos de dificuldade, o verdadeiro valor das instituições se mede pela atitude das pessoas que as compõem. E a CDL Porto Alegre mostrou sua grandeza ao realizar um levantamento inédito sobre o perfil das pessoas e empresas impactadas pelas enchentes de 2024, colaborando com o relatório da Subcomissão para Acompanhamento da Retomada dos Negócios”, destacou o parlamentar.
Lorenzoni também expressou seu reconhecimento à história da entidade: – “Em nome da Assembleia Legislativa, reafirmo nossa admiração e gratidão por esses 65 anos de trajetória exemplar. Que a CDL siga sendo um farol de liberdade econômica, ética empresarial e confiança no futuro do Rio Grande.”
O presidente da CDL Porto Alegre, Írio Piva, agradeceu aos demais integrantes da entidade, ao deputado Rodrigo e à Assembleia Legislativa e reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento do comércio e dos serviços. “O futuro exigirá ainda mais de nós. Por isso, precisamos continuar o diálogo entre os setores público e privado, essencial para desenvolver políticas que impulsionem a economia gaúcha”, afirmou.
Durante a solenidade, o presidente do Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, também prestou homenagem à CDL, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do Estado.