O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni está em Barcelona, onde representa a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e integra oficialmente, a convite da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre), Missão Técnica Internacional promovida em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A agenda faz parte da Smart Cities Latam 2025, o maior evento mundial sobre cidades inteligentes, que reúne lideranças políticas, especialistas e representantes de diversos países para discutir inovação, sustentabilidade e o futuro das cidades.
Durante a missão, a comitiva participou de encontros e visitas a centros de referência como o Distrito de Inovação 22@Barcelona, o Institut Municipal de Informática e o Departamento de Promoção Econômica Internacional. As atividades apresentaram os pilares da economia criativa e diversificada de Barcelona, que combina tecnologia, talento, turismo e sustentabilidade como motores de crescimento.
“O Rio Grande tem muito a aprender com Barcelona e a Catalunha, sobretudo na diversidade da matriz econômica, respeitando nossa vocação produtiva, mas garantindo investimento e estrutura para novos ramos, especialmente aqueles que dialogam com o século XXI”, afirmou o deputado.
Lorenzoni também destacou que o modelo catalão alia inovação à geração de emprego e renda, com políticas públicas voltadas à formação e atração de talentos e forte investimento em turismo, tecnologia e economia criativa. Segundo ele, o desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com a valorização do capital humano e a modernização das cidades.
Além da programação do congresso, o deputado acompanhou prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre em visitas técnicas à Barcelona Activa, estrutura municipal dedicada à promoção do empreendedorismo e à inovação, semelhante, em conceito, ao Instituto Caldeira, de Porto Alegre.
“A vida acontece nas cidades, e é dever de todo gestor público trabalhar para melhorá-las. Estamos aqui conhecendo experiências que mostram como liberdade econômica, planejamento e inovação caminham juntos para transformar a realidade urbana”, ressaltou Lorenzoni.
A missão também inclui passagem por Madri e Lisboa, com foco em mobilidade urbana, inovação e segurança pública, e reforça a importância de uma visão estratégica de longo prazo para conectar os municípios gaúchos às tendências globais da economia digital e verde.