A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, nesta segunda-feira (9), na Sala da Convergência, a apresentação pública do relatório final da Subcomissão de Acompanhamento da Retomada dos Negócios Após a Enchente de 2024, em encontro com a imprensa, entidades representativas e representantes de órgãos públicos.
Proposta, presidida e relatada pelo deputado Rodrigo Lorenzoni, a Subcomissão teve como objetivo ouvir atores públicos e privados das regiões mais atingidas, consolidar dados técnicos e relatos de campo e transformar os diagnósticos em uma agenda prática de reconstrução econômica e social, com foco na recuperação do Rio Grande do Sul após as cheias de maio de 2024.
Durante a apresentação, todos os participantes que se manifestaram ressaltaram a importância da continuidade dos trabalhos da Subcomissão, destacando que o acompanhamento das medidas propostas é fundamental para garantir a efetiva retomada da atividade econômica nas regiões atingidas.
Estiveram presentes, entre outras autoridades, os prefeitos de Portão e de São Sebastião do Caí, Kiko Hoff e João Marcos Guará, a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, o vice-prefeito de São Sebastião do Caí, Mozar Hoff, além de secretários municipais, vereadores, integrantes das Defesas Civis e do Grupo Front e dirigentes de associações comerciais e entidades empresariais.
“Reunimos aqui prefeitos, empresários e entidades para apresentar o diagnóstico construído ao longo de 120 dias de trabalho. Hoje, cerca de 30% das pequenas empresas atingidas ainda não conseguem faturar o suficiente para pagar as contas do mês. Precisamos dar fôlego, fluxo de caixa e capacidade de investimento para quem empreende no Rio Grande do Sul, e seguiremos firmes na defesa de quem produz riqueza no nosso Estado”, afirmou o deputado Rodrigo Lorenzoni.
Como próximos passos, foi anunciada a realização de uma missão institucional a Brasília, na segunda semana de março, para encaminhar as demandas ao governo federal, além do envio do relatório ao Governo do Estado, com o objetivo de avançar na implementação das medidas propostas.
Clique aqui para ver a apresentação.