CONHEÇA O GABINETE DA LIBERDADE

Brasil vive um regime ditatorial que tem lampejos de democracia, afirma Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni participou na tarde desta segunda-feira (14/07), de audiência pública para tratar de Justiça, Direitos Humanos e Desdobramentos do 8 de Janeiro, com a participação da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, OAB/RS, envolvidos nos inquéritos para apuração dos fatos ocorridos em Brasília em 08 de janeiro de 2023 e parlamentares convidados.

A audiência, requerida pelo deputado Felipe Camozzato, foi realizada no Espaço da Convergência da Assembleia e ouviu, por vídeo, o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Brasília, Sebastião Coelho, e envolvidos e vítimas do 8 de janeiro, falando sobre o que aconteceu e sobre como a vida de cada um foi impactada.

Em sua manifestação, o deputado Rodrigo Lorenzoni lamentou que a audiência não tenha sido aprovada por unanimidade na Comissão de Direitos Humanos, considerando que trata de um assunto que não pode ser esquecido até que “a justiça seja aplicada de forma correta no país”.

Para Rodrigo, o Brasil tem todas as características de um país com regime ditatorial. Se encaixa em todas elas, seja na “supressão das liberdades civis no Brasil ou nas restrições à liberdade de expressão de imprensa. Quantos jornalistas desmonetizados, exilados, políticos perseguidos, jornais, revistas censurados?” E seguiu mencionando tortura, o assassinato de Clezão e a desconsideração do devido processo legal, das prerrogativas dos advogados e do direito ao duplo grau de jurisdição de defesa. “O Brasil não vive um regime democrático, ele vive um regime ditatorial que tem lampejos de democracia”, concluiu.

Foto Rodrigo Savedra

Compartilhe essa notícia