Foi realizado na tarde de sábado (15), na cidade de Rio Grande, o 1º Congresso Conservador do Rio Grande. Em três painéis, dez palestrantes abordaram as principais pautas da Direita, nos campos da cultura, economia e política.
O deputado Rodrigo Lorenzoni, líder do PL na Assembleia Legislativa do RS, participou do painel sobre “A situação da Direita no cenário Político e o que faremos daqui em diante”, mediado por um dos organizadores do evento, vereador Júlio Lamim.
Rodrigo falou sobre o cenário e os resultados das últimas eleições e sobre os 42% dos eleitores que escolheram votar em um candidato de Direita, um candidato que defende os valores conservadores e liberais. “A direita se consolidou eleitoralmente na última eleição aqui no RS, do ponto de vista eleitoral. Agora, um dos nossos desafios é a consolidação como poder político, a demarcação do nosso posicionamento ideológico e do quanto somos diferentes do PT. E nossa luta é reduzir o dano que eles podem causar ao nosso país”, afirmou o deputado.
Sobre a situação no RS, Rodrigo Lorenzoni acredita ser um erro a Direita, que recebeu apoio de 3 milhões de gaúchos, se aproximar e dar sustentação ao governador Eduardo. “Ele trabalhou para destruir Bolsonaro. O silêncio dele no processo eleitoral foi porque seu único objetivo era o poder. Se eu quero defender os valores da Direita, não posso estar ao lado do governador”, disse Rodrigo. “Nós somos a legítima oposição, não votamos nesse governo e temos legitimidade para defender os valores que estavam em cheque no processo eleitoral. Já esse governo titubeia quando os valores de Direita estão em cheque, como liberdade de expressão, meritocracia, liberação das drogas e aumento de impostos”.