Em roteiro realizado na quinta-feira (01) e sexta-feira (02) pela serra gaúcha, o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) esteve em Gramado, reunido com o prefeito Nestor Tissot, para entregar o convite da audiência pública em que serão avaliados os impactos econômicos para o Turismo, a partir do novo entendimento de credenciamento da Lei de Incentivo à Cultura.
Desde o início de 2023, o Conselho Estadual de Cultura-RS tem nova regulamentação que estabelece, entre os critérios de desempate para escolha de eventos que poderão ser beneficiados com a LIC, “local de realização em município que menos recebeu recursos da Lei de Incentivo à Cultura nos últimos 12 meses”. “Principalmente na serra gaúcha, muitas economias são sustentadas por eventos que trazem grandes resultados financeiros para a região inteira e para o RS. Assim, o Festival de Cinema de Gramado, que esse ano já teve negado o acesso a recursos da LIC, e outros tantos eventos importantes que acontecem no Estado poderão ficar impossibilitados de receber recursos. Queremos entender os critérios do Conselho e ouvir aqueles que realizam eventos”, explica Rodrigo.
O convite para a audiência pública também foi entregue ao vice-prefeito e secretário de Turismo, Luia Barbacovi, e à presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, que manifestaram grande interesse e, ao mesmo tempo, preocupação com as alterações na LIC.
A audiência pública sobre novos critérios da Lei de Incentivo à Cultura será realizada no Plenário João Neves da Fontoura, no 3º andar da Assembleia Legislativa do RS, no dia 29 de junho, às 11h.