Foi realizada nesta segunda-feira (28), audiência pública da Assembleia Legislativa sobre a situação da Cooperativa Languiru, requerida à Comissão de Economia pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL).
A audiência teve a participação do deputado Cláudio Branchieri (PODE), integrante da Comissão de Economia, do Conselheiro do Tribunal de Contas da União, Edson Brum, e de convidados, incluindo o novo presidente da Languiru, Paulo Birck, prefeitos e secretários municipais do grupo que eles chamam de G-7, que são os municípios-base da cooperativa, e representantes do governo do Estado, da Organização das Cooperativas do RS e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS.
O presidente Paulo Birck apresentou um trabalho e explicou como está a Languiru hoje, a abrangência social, as principais dificuldades do setor e o que a nova gestão tem feito, desde que assumiu em maio deste ano. Segundo Birck, a projeção do impacto econômico e social, mantida a atual situação, é de que cerca de 50 mil pessoas que têm seu sustento ligado à Languiru, direta ou indiretamente, serão atingidas. Além disso, a seguir assim, haverá uma forte crise nos municípios da área de abrangência da cooperativa, provocada pela redução de renda, inviabilização das propriedades e inadimplência dos produtores. No entanto, disse o presidente, “o que estamos fazendo hoje é trazer toda a questão do impacto social, sem achar culpados. Temos o dever de mostrar para a sociedade que a cooperativa pode superar esse momento com a união de todos, em prol da Languiru e buscar apoio em todas as esferas”.
Nas manifestações, ficaram evidenciadas a preocupação maior com a questão social da crise na Languiru e com necessidade de dar continuidade a esse tipo de debate, para que não fique restrito às comunidades. Também se destacou a importância do sistema cooperativo, de forma que haja algum tipo de ingerência na governança das cooperativas, a partir de mudança nos estatutos, para permitir o acompanhamento das gestões. Por outro lado, o trabalho e o comprometimento da nova direção com a recuperação da cooperativa é encarado como um alento.
Rodrigo Lorenzoni encerrou a audiência, agradecendo a todos que contribuíram para trazer a discussão para a Comissão de Economia, possibilitando que o Legislativo acompanhe e ajude na construção dos caminhos escolhidos pela atual administração. “Trazer à situação da Languiru um olhar da sociedade é fundamental para o enfrentamento dos inúmeros desafios que teremos. Vamos estar atuantes para atender as demandas, incluindo regulamentação e governança das cooperativas”, afirmou o deputado.
Fotos Rodrigo Savedra e Celso Bender