A informação de que o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores não irá impedir coligações com os candidatos do Partido Liberal nas próximas eleições municipais, desde que apoiem o presidente Lula, gerou reação e mobilização da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa do RS.
A Resolução do PT ainda se refere, explicitamente, a vedar apoio a candidatos e candidatas identificados com o bolsonarismo. “Conhecendo o projeto de poder dos petistas, não surpreende essa posição. O PT sabe como negociar apoio político. Fora disso, vem outra especialidade deles: sufocar as liberdades – de ideias, de expressão, de religião e de manifestação política”, diz o líder Rodrigo Lorenzoni.
Através de ofício à direção da Executiva Estadual, foi sugerido que o PL se manifeste oficialmente contra coligações e apoios a candidatos e candidaturas do espectro político da extrema esquerda, em especial do Partido do Trabalhadores, PSOL e PCdoB. Da mesma forma, entendendo oportuno, que a mesma sugestão seja levada em âmbito nacional.
O objetivo dessa movimentação, segundo Rodrigo Lorenzoni, “é assegurar aos eleitores candidaturas perfeitamente identificadas com as bandeiras liberais-conservadoras do Partido Liberal e com nosso conteúdo programático”.
Foto Rodrigo Savedra