Por iniciativa do Movimento RS 118 Sem Pedágio, foi entregue nesta terça-feira (10/09) ao governo do estado, ofício solicitando a inclusão das obras de duplicação da ERS 118 no Plano Rio Grande.
O deputado Rodrigo Lorenzoni, um dos signatários do documento, justificou que “todos sempre soubemos da importância dessa rodovia para a região metropolitana mas, durante a tragédia que tivemos, ficou muito claro que ela foi bem mais do que um caminho alternativo, foi fundamental para o Rio Grande do Sul. Com a duplicação da ERS 118 incluída no Funrigs, que tem recursos suficientes para isso, não há porque pedagiar essa rodovia e prejudicar a economia local”.
O Fundo do Plano Rio Grande, criado com recursos do não pagamento da dívida do estado com a União, será utilizado para a recuperação, reconstrução e prevenção de catástrofes climáticas, como a que ocorreu em maio, no RS. Nesse período, por semanas, mesmo que ainda não duplicada em um trecho de 16 quilômetros, a ERS 118 foi a única ligação de Porto Alegre com o Estado e com o país.
Além das assinaturas de parlamentares de diferentes partidos, o ofício também foi subscrito por lideranças de entidades ligadas à indústria, comércio e serviços de Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Esteio, Cachoeirinha e Sapucaia do Sul.