Em ofício enviado ao presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Marco Peixoto, o deputado Rodrigo Lorenzoni manifestou preocupação com o atraso na conclusão da Ponte da ERS-130, no Vale do Taquari e solicitou a análise do contrato e do cronograma da obra.
A ERS-130 é uma das principais vias do Vale e a ponte, que caiu com as enchentes de maio, é fundamental para a mobilidade e a economia da região, em especial Lajeado, Arroio do Meio e Encantado. Inicialmente, o governo do estado garantiu que uma nova ponte estaria pronta para o Natal, porém, no início de dezembro, um novo cronograma foi apresentado, prevendo a entrega da ponte para 29 de março do ano que vem.
No ofício, Rodrigo especifica questões como a legalidade e a regularidade do contrato para a execução da obra, o cumprimento de prazos e metas e as boas práticas de gestão pública. “A preocupação dos empresários do Vale, com quem temos nos reunido, é que haja um novo adiamento do prazo para conclusão da ponte. O presidente da EGR disse à imprensa que há ‘uma certa garantia’ de que entrega a obra dia 29 de março, que avalia trazer mais trabalhadores e que são dois contratos a serem cumpridos, da parte estrutural e do aterro. O TCE tem os instrumentos legais necessários, pode avaliar a situação e fazer recomendações às empresas contratadas, à EGR e ao governo do estado, em tempo de garantir que a obra fique pronta o mais rápido possível. É isso que esperamos”, afirma o deputado.