Por iniciativa do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, presidente da Frente Parlamentar de Combate aos Maus-Tratos aos Animais, a Assembleia Legislativa realizará, no próximo dia 26 de junho, às 13h, no salão Júlio de Castilhos, uma homenagem às entidades, profissionais e instituições que participaram do resgate de centenas de animais encontrados em situação de extrema crueldade em um canil clandestino no município de Dois Irmãos.
A solenidade reconhecerá o trabalho que resultou na apreensão de aproximadamente 224 cães e gatos mantidos em condições insalubres, em ambientes tomados por dejetos, com presença de insetos, ausência de cuidados veterinários e graves irregularidades sanitárias. Durante a ação, foram constatadas doenças transmissíveis, deformidades decorrentes de reprodução inadequada e até mesmo a presença de gatos congelados em uma geladeira ao lado de medicamentos vencidos.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil, com apoio da Vigilância Sanitária de Dois Irmãos, de entidades de proteção animal e de médicas veterinárias. O local foi interditado e duas pessoas foram presas em flagrante por maus-tratos.
Para Rodrigo Lorenzoni, a mobilização demonstrou a importância da integração entre órgãos públicos e sociedade civil na defesa dos animais. “Casos como esse chocam pela crueldade, mas também mostram a força de pessoas e instituições que não se omitem diante do sofrimento animal. Esta homenagem é um reconhecimento a quem dedicou tempo, conhecimento e esforço para salvar vidas e garantir que os responsáveis fossem responsabilizados”, destacou o parlamentar.
Receberão certificados de reconhecimento representantes da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, da Vigilância Sanitária de Dois Irmãos, do Instituto Eu Salvo Vidas, da ONG Pata Santa, da Associação dos Animais de Dois Irmãos e a médica veterinária Francielle Alles.
Segundo Lorenzoni, a iniciativa também busca conscientizar a população sobre a importância das denúncias de maus-tratos e fortalecer a rede de proteção animal no Rio Grande do Sul. “O combate aos maus-tratos exige fiscalização, punição aos infratores e valorização daqueles que estão na linha de frente do resgate e da proteção animal. É esse trabalho que queremos reconhecer e incentivar”, concluiu.